lista_2010

Tempo:Desejo – Texto do Curador

Tempo:Desejo

Exposição individual de Jair Lanes
Fauna Galeria – 10/12/2010 a 22/01/2011
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Programação visual: João Linneu

 

Expor o arquivo. Libertar as séries de seus compartimentos. Olhar retrospectivamente. Embaralhar. Tatear nos labirintos da criação um sentido poético, um conceito evanescente que sempre esteve inconscientemente presente. Se expor.
Tempo:Desejo apresenta uma síntese da obra de Jair Lanes a partir de nove séries produzidas pelo artista nos últimos 18 anos. Imagens realizadas em diferentes tempos e por distintas motivações se reúnem agora neste mosaico errático, sob o signo dos instintos e das pulsões.

O desejo é o marcador do tempo, o motor que tira a matéria da inércia, enquanto a vida é um segmento de fluxo temporal alimentado continuamente pelo onipresente embate entre instinto e cultura. Quando a razão tende a paralisar uma ação, é o desejo que desconcerta, impulsiona, rompe barreiras, desequilibra, reinventa sentidos.

Nas imagens de Jair Lanes a excitação e os desejos latentes explodem em metáforas e antagonismos que justapõem virilidade e repouso, macho e fêmea, fantasia e realidade, foco e miopia, liso e áspero. É na convivência e no atrito destas polaridades que surge a centelha, a intersecção, a troca, o sexo, a violência, a dor e o prazer. Tempo:Desejo.

Eder Chiodetto

AF_Convite_Fauna_Jair1

sobre_artistastexto_curador

GALERIA DE IMAGENS

TOUR VIRTUAL

Clique para acessar