lista_2012

Rito de Paisagem – Texto do Curador

Rito de Paisagem

Mostra fotográfica coletiva beneficente com recursos revertidos para as entidades filantrópicas ALIVI e PIVI
A Estufa – São Paulo 2012

Curadoria: Eder Chiodetto
Produção Executiva: Silvana Tinelli
Divulgação: Casé Assessoria
Produção: Raquel Santos

Quais são as paisagens que queremos preservar e que, de alguma forma, clamam por serem eternizadas pela fotografia? Paisagens terrestres, turísticas, imaginárias, impalpáveis, por vezes não visíveis, posto que toda e qualquer paisagem também é composta por odores, sons, sensações, idealismos, desejos. O “rito” se refere ao ato de fotografar essa paisagem numa tentativa de detê-la, ou, de tê-la para sempre.
Colecionar o mundo em fragmentos, afinal, foi um das possibilidades que fascinou a todos com a invenção da fotografia.
Convidados a participar deste projeto, esses 22 fotógrafos empenharam-se em encontrar em seus acervos, ou a criar especialmente para a mostra, cenas que evocassem a potência poética de diversas paisagens.

Todas as obras da mostra estão a venda. A renda será revertida para as entidades assistencialistas Associação Aliança pela Vida – ALIVI e Instituto PIVI – Projeto de Incentivo à Vida, que cuidam de crianças vítimas de maus tratos e portadoras do vírus HIV.

As obras foram ampliadas em papéis fine art, com acabamento museológico. As obras possuem tiragem de apenas três cópias cada (exceto as obras únicas) e serão entregues com certificado de autenticidade assinado pelo autor.

convite_2012_Rito_de_Paisagem

sobre_artistastexto_curador

GALERIA DE IMAGENS