lista_2014

Paisagem Entropica – Texto do curador

PAISAGEM ENTRÓPICA

Exposição coletiva realizada no evento São Paulo Fashion Week
SPFW – Parque Cândido Portinari – 31/03 a 04/04 de 2014
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Expografia: Marcus Vinícius Santos
Projeto gráfico: Rafael Simões

Produção: Raquel Silva Santos

Montagem: Bibiano Arte

Realização: SPFW

A mostra coletiva Paisagem Entrópica cria conexões poéticas entre os trabalhos de dez artistas brasileiros, que por meio de diferentes estratégias, investigam os limites expressivos da fotografia contemporânea.

Para esses artistas, a fotografia deixa de ser apenas uma ferramenta de reprodução do entorno visível para se potencializar como uma plataforma de acesso ao ilimitado universo da livre fruição e da imaginação de contornos surrealistas.

Por intermédio de colagens, provocações do acaso, apropriações e formas de iludir a percepção visual, as obras compõem um campo formal e metalinguístico a partir do qual se inventam paisagens e personagens de alta densidade poética.

O conceito de entropia aponta para uma fecunda desordem interna do sistema de representação da fotografia contemporânea, provocada pela forma como esse artistas interferem na natureza das imagens. Dessa forma, a linguagem é levada a ampliar seu repertório, no intuito de flagrar as parcelas não visíveis da percepção e das sensações humanas. Tais processos resultam em experimentações estéticas e conceituais, cuja radicalidade nos propõem a observar e reinventar, sob novos pontos de vista, a realidade que nos afronta cotidianamente.

 Paisagem Entrópica inicia com a obra Cabeças de Vento, de Ana Almeida, que ocupa os 170 metros de extensão da fachada do SPFW, e segue no espaço interno com mais 65 obras dos artistas Ana Lúcia Mariz, Bruno Veiga, Fernanda Zgouridi, Gisela Motta e Leandro Lima, Julia Kater, Marcelo Silveira,  Mariana Tassinari e Odires Mlászho.

 Eder Chiodetto

convite

sobre_artistastexto_curador