lista_2012

O Lugar do Escritor – Eder Chiodetto – Texto do Curador

O LUGAR DO ESCRITOR

Exposição individual de Eder Chiodetto a partir do livro homônimo, editado pela Cosac Naify

Museografia: Marcus Vinícius
Design: Liane Tiemi Iwahashi
Produção Executiva: Escamilla Soluções Culturais

O ato criativo de um escritor requer reclusão, rituais, disciplina, entrega, sacerdócio. Fechado em seu escritório, o escritor de ficção almeja entre quatro paredes descobrir novos mundos. A partir da arquitetura estreita e, muitas vezes confusa, do seu gabinete, no embate diário com as palavras, ele alça vôos em direção a mundos inventados, cenários improváveis, personagens inesperados.

Nestas imagens, realizadas para o livro homônimo, o fotógrafo Eder Chiodetto percorreu por cinco anos o lugar onde alguns dos principais escritores brasileiros escreve, tendo em mente que não se trata exatamente de uma localização física e geográfica. A narrativa e a imaginação é o verdadeiro espaço de ação desses criadores quando eles inventam suas tramas ficcionais. Na arquitetura doméstica do escritório, portanto, ocultam-se mundos ilimitados.

“O Lugar do Escritor” é uma história sobre contadores de histórias. O autor transformado em personagem pela câmera fotográfica. O fotógrafo, no entanto, adverte: o personagem escritor também é invenção. Quando fala de si pode estar falando de várias pessoas, pode ser a soma de todos os personagens que inventou.

Essa mostra, que marca a 25ª Feira do Livro de Bogotá, é uma homenagem a todos os escritores que diariamente se lançam na aventura de imaginar e criar novos mundos.

Eder Chiodetto

convite_lugar_do_escritor

texto_curador

GALERIA DE IMAGENS