lista_2011

Mulheres dos outros – Eduardo Muylaert – Texto do Curador

Mulheres dos Outros

Esposição individual de Eduardo Muylaert
Fauna Galeria – 16/02 a 19/03 de 2011
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Museografia: Marcus Vinícius Santos

Representar é sempre da ordem da transgressão. É um protesto permanente contra o desvanecimento do ser. No entanto, a crença de que a fotografia ganhou a batalha contra o tempo ironizando o fluxo contínuo dos dias enquanto ela preserva intacta a memória do passado, pode ser um engodo.

As imagens de “Mulheres dos Outros” são emblemáticas para pensar a questão da durabilidade da memória nos documentos. Nelas coexistem o instante do ato fotográfico e o percurso do suporte até os dias de hoje. É como se fossem fotografias capturadas numa velocidade de obturador equivalente a 60 anos!

Vemos as mulheres resistindo bravamente em seus ímpetos sensuais numa batalha cada vez mais perdida para a dissolução acelerada da película que abriga colônias de fungos e riscos, metáforas do esquecimento e abandono.

Ao adquirir numa feira de antiguidades uma caixa de slides com a descrição “nus artísticos”, Muylaert manipulou-os no sentido de recriar a carga cromática perdida e salientar a forma sensual por meio de cortes que curiosamente restauraram pontos de contato com a beleza clássica das esculturas greco-romanas.

Entre a mulher que num último suspiro tenta nos excitar exibindo seus atributos físicos e o ataque assassino dos fungos, o artista não advoga para nenhum dos lados. Sua opção é a de deixar ainda mais proeminente o embate, o campo de batalha entre tempo e memória, desejo e falência, a vulnerabilidade da carne e a perenidade das imagens. A poética se dá no atrito dos contrários.

Graças a ação transgressiva de Muylaert, o signo esvanecido ganha nova potência, ecoa não apenas um instante longínquo, mas a soma dos dias. Como diz o poeta Octávio Paz: “a luta se resolve no poema, com o triunfo da imagem que abraça os contrários sem aniquilá-los”.

Eder Chiodetto

Convite_Fauna_Muylaert_web
sobre_artistastexto_curador
Folder

 

GALERIA DE IMAGENS

TOUR VIRTUAL

Clique para acessar

PLANTAS