lista_2011

Geração 00 – A nova fotografia brasileira – Texto do Curador

Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira

Exposição coletiva realizada no Sesc Belenzinho
17/04 a 12/06 de 2011
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Assistente de curadoria: Marie Eve Hippenmeyer
Produção executiva: Escamilla Soluções Culturais
Museografia: Marta Bogéa
Luz: Alessandra Domingues
Programação Visual: Tecnopop

 

Limites, metalinguagem

Esta mostra busca sintetizar as principais linhas de força surgidas na fotografia brasileira em sua produção recente – entre 2001 e 2010.

A primeira década deste século trouxe, por diversos motivos, mudanças profundas na relação do homem com as imagens fotográficas. A expansão e a otimização das câmeras digitais, da internet e da telefonia celular, aliadas à percepção mais clara de que qualquer fotografia tem em sua trama porções semelhantes de realismo e ficção foram alguns dos fatores que pautaram essa “nova fotografia” no Brasil e no mundo.

Como mostram os 52 artistas e coletivos presentes em Geração 00, a discussão sobre manipulação, veracidade e banalização que dominou a última década levou a um grau de reflexão sobre a fotografia que resultou, ao final, em mudanças profundas tanto no campo experimental e artístico quanto no documental, inclusive tornando tênue o limite entre esses campos. A crise anunciada gerou, na verdade, um fecundo laboratório de experimentações.

Ao dividir a mostra em dois módulos – Limites, Metalinguagem e Documental Imaginário, Novo Fotojornalismo –, a curadoria buscou, por meio da diversificação de abordagens, a pluralidade necessária para ilustrar os processos de criação que ajudaram a aumentar o repertório expressivo da nossa fotografia em tempos recentes. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que tenta mais mapear conceitos que fazer uma escolha definitiva dos nomes atuantes na década.

Nesta primeira sala temos o módulo Limites, Metalinguagem, no qual artistas – nem sempre fotógrafos stricto sensu – utilizam a fotografia em diversos procedimentos, com forte caráter subjetivo. Entre outras estratégias poéticas, há registros de performances e trabalhos que citam a pintura ou investigam os limites expressivos entre still e movimento e entre realismo e imaginário. Subvertendo a percepção visual, algumas obras provocam ilusão de tridimensionalidade na representação bidimensional.

Este módulo reúne criações pontuais demonstrativas da vitalidade da fotografia brasileira experimental – que chega a esta primeira década do século 21 livrando-se de vez dos ecos da ditadura militar, período em que foi praticamente extinta.

Documental Imaginário, Novo Fotojornalismo

Esta sala abriga o módulo Documental Imaginário, Novo Fotojornalismo, com trabalhos de documentaristas que incorporaram, a partir das novas premissas que nortearam a Geração 00, ética e estética renovadas e inéditas no cenário da fotografia documental. Parte desses autores recorre a atmosferas cinematográficas e a referências de vários campos da arte, utilizando, inclusive, técnicas da fotografia publicitária que os auxiliam a atribuir símbolos universais ao relato de questões sociais. Essa produção, forte característica da Geração 00, tem sido denominada “documental imaginário”.

O ideal do fotojornalismo – o de ser uma descrição verdadeira e absoluta das coisas – foi duramente questionado após a massificação da fotografia. Pressionados, alguns fotojornalistas investigaram outras abordagens possíveis, deixando transparecer de forma mais evidente ideologias e fissuras da imagem. Com forte acento autoral, o “documento” que resulta desse processo mostra-se mais dialético e menos assertivo. Ou seja, é menos um documento que uma proposta de reflexão mais franca, de diálogo com o público. As plataformas multimídia foram grandes aliadas desses autores na última década.

Fotojornalistas que hoje são autônomos e passaram a dominar todas as etapas da produção e difusão dos seus trabalhos, reconfigurando esse ofício, também compõem este módulo, assim como autores que fazem da fotografia uma potente ferramenta de aproximação entre as pessoas, auxiliando na recuperação de sua autoestima e no fortalecimento de identidades.

Eder Chiodetto

geracao_00_convite-1_web


sobre_artistas
texto_curador

GALERIA DE IMAGENS

     VÍDEO

[vimeo url=”http://vimeo.com/24502480″]

PLANTAS