lista_2011

Fotogenêse – Texto do Curador

Fotogênese

Exposição coletiva de inauguração da Galeria CMafra
10/08 a 08/10 de 2011
Belo Horizonte

Curadoria: Eder Chiodetto

 

Num lugar recôndito da memória está preservado o fascínio e o espanto do primeiro olhar: volumes instáveis desenhados por luz e sombra, uma paleta infinita de cores a seduzir a visão. A primeira imagem: mundo difuso, rarefeito, espesso e repleto de enigmas a serem desvendados.

Fotogênese, a conversão da luz em imagem, faz da metáfora do primeiro olhar uma ode à fotografia e o mote de inauguração da galeria CMafra. As obras dos quatro artistas contemporâneos selecionados privilegia o gesto fotográfico que num só tempo registra vestígios do mundo visível e os justapõem a subjetividade do autor que, ao investigar estratégias poéticas no percurso de suas aventuras experimentais, matiza a superfície do suporte com atmosferas particulares, fotossensíveis.

Ana Casatti, Davilym Dourado, Ricardo Hantzchel e Rogério Medeiros rompem com os limites da representação clássica e incorporam a dimensão do não visível para criar uma grafia de luz própria que potencializa a carga sensorial e poética dessa fotografia que experimenta um tempo-espaço não linear.

Eder Chiodetto

fotogenese_convite_web

sobre_artistastexto_curador

VÍDEO