lista_2010

Fora Da Ordem – Texto do Curador

Fora da Ordem

Exposição coletiva com imagens de fotógrafos da National Geographic
Sesc Pinheiros – 8/07 a 22/08 de 2010; Sesc Araraquara – 12/11 a 05/12 de 2010

Curadoria: Eder Chiodetto

Consultoria técnica: Matthew Shirts e Afonso Capelas Jr.
Assistente de curadoria: Marie Hippenmeyer
Produção executiva: Escamilla Soluções Culturais
Museografia: Marcus Vinícius Santos
Programação visual: Mikha Seddig Jorge e Giovanna Angerami

 

Esta mostra fotográfica acontece em caráter de urgência. Porque é urgente criar fóruns de informação e discussão sobre os rumos do planeta Terra. É premente a necessidade de que todos nós entendamos que com gestos simples praticados cotidianamente podemos, e muito, ajudar a desacelerar a escalada de problemas que assolam o meio ambiente e comprometem a vida da nossa e das futuras gerações.
Estas fotografias realizadas para reportagens da revista National Geographic são como um grito. Elas atestam a capacidade da fotografia em ser uma linguagem universal, sem barreiras. Realizadas por alguns dos mais renomados fotodocumentaristas especializados em meio ambiente, estas imagens têm a missão de nos atualizar sobre temas que não podem mais ser relegados a segundo plano pelos governos, pela sociedade civil e por cada um de nós em particular.
Fora da Ordem: Fotografias da National Geographic se subdivide em quatro módulos: Água, Mudanças Climáticas, Poluição e Alternativas. Em todos eles o talento dos fotógrafos da revista em conseguir sintetizar em uma ou poucas imagens problemas extremamente complexos, nos levam a uma viagem por diversos locais do planeta nos quais problemas como a desertificação, a escassez da água e os efeitos da poluição do ar, por exemplo, já tornaram a vida de milhões de pessoas mais inóspita. Informar, auxiliar na formação de uma consciência coletiva é o primeiro e mais fecundo passo na direção de resolver tais problemas.

Eder Chiodetto
curador

convite_fora_da_ordem

sobre_artistas texto_curadorcatalogo