lista_2011

Dobradiça III – Texto do Curador

DOBRADIÇA

Fábio Messias | Fernanda Rappa

Galeria Arterix – 29/11 a 21/01 de 2011
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Museografia: Marcus Vinícius Santos
Programação Visual: Fabio Ferraz

O projeto Dobradiça é um ciclo de mostras de fotografia contemporânea brasileira que reúne dois fotógrafos por aproximações formais e poéticas. Nessa terceira mostra, Fábio Messias e Fernanda Rappa criam séries a partir de uma minuciosa pesquisa de luz e narrativas que geram imagens complexas, nos induzindo a imaginar histórias tendo-as como ponto de partida.

Fábio Messias tem uma sensibilidade particular para, como um alquimista, transformar o ordinário em extraordinário. Por meio de estratégias próprias ele transforma cenas diurnas em noturnas redesenhando os volumes com uma luz que revela novas nuanças e cria uma atmosfera peculiar. Na obra “Vital”, o artista reordena e dá o devido valor a coleção afetiva de objetos obsoletos de seu avô, ao emprestar-lhes a dignidade da fotografia still. O aparentemente banal é reposicionado para o terreno simbólico que lhe é de direito.

Fernanda Rappa, tanto em suas narrativas não lineares, quanto nas imagens que trafegam solitárias pelo mundo, tem a capacidade de captar a essência dos símbolos que se decalcam dos vestígios deixados pelo homem e pelos ciclos da natureza na paisagem. A partir dos efeitos do confronto entre natureza e cultura, a artista realiza uma espécie de arqueologia dos sentidos, imantando cenas do cotidiano como se as mesmas estivessem o tempo todo aguardando o instante de se converter em imagens para, enfim, nos surpreender com seu potencial simbólico.

Eder Chiodetto

convit_dobradicaIII

sobre_artistastexto_curador

GALERIA DE IMAGENS

PLANTAS