lista_2011

Dobradiça II Ana Almeida e Cholito Chowe – Texto do Curador

Dobradiça

Ana Almeida | Cholito Chowe

Espaço Arterix – 16/03 a 30/04 de 2011
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Museografia: Marcus Vinícius Santos
Projeto gráfico: Fabio Ferraz

 

O projeto Dobradiça é um ciclo de mostras de fotografia contemporânea brasileira. Seu foco são obras que retomam o espírito experimental e iconoclasta da geração modernista para trazer à tona questões contemporâneas da representação. A retomada do experimentalismo após a redemocratização do país tem ampliado o repertório de possibilidades e a latitude poética da fotografia nacional.

Nesta segunda mostra do ciclo, os artistas Ana de Almeida e Cholito Chowe apresentam obras que dialogam tanto no aspecto formal das montagens fotográficas realizadas por meio da apropriação de objetos e do trabalho escultórico, geralmente o ponto de partida do processo criativo de ambos, quanto no aspecto lúdico de caráter surrealista contido nas dobras de seus trabalhos.

Os personagens de Ana Almeida são sorrateiramente sequestrados de situações cotidianas banais para em seguida sofrerem uma espécie de lobotomia. Cabeças que se transformam naquilo que ousam imaginar? O título “Quando fui Outro”, de uma das séries, deixa entrever a possibilidade desses personagens serem transfigurações bem humoradas da persona da própria artista. “Cabeças de Vento” faz uma alegoria em ritmo de pop art sobre o poder da imaginação.

Recolher pela cidade o que já está destituído de função, reorganizar sob uma lógica estética labiríntica com várias citações à história da arte é o cerne da produção de Cholito Chowe. Suas esculturas surgem em turnos performáticos e solitários realizados em seu ateliê. Elas remetem à ruptura causada pela incorporação das assemblages e dos ready-mades na história da arte, mas ao contrário desses, sua materialidade se dá pelo registro fotográfico.

Ana e Cholito levam a fotografia a limites expressivos onde o ponto de equilíbrio se dá nas dobras com outras linguagens. Dobradiça é a fotografia em território expandido.

Eder Chiodetto

convite_dobradica2_web

sobre_artistastexto_curador

PLANTA