lista_2010

Dobradiça I – Texto do Curador

Dobradiça

Julia Kater | Diego Kuffer

Galeria Arterix – 31/11 a 24/12 de 2010
São Paulo

Curadoria: Eder Chiodetto
Museografia: Marcus Vinícius Santos

 

O projeto Dobradiça inaugura na Arterix um ciclo de mostras de fotografia contemporânea brasileira. A produção de jovens artistas, muitas vezes pautada pela retomada do espírito experimental e iconoclasta da geração modernista em cruzamento com questões contemporâneas, tem ampliado o repertório de possibilidades e a latitude poética da fotografia nacional nos últimos anos.

Primeiros artistas selecionados pela curadoria para o projeto, Julia Kater e Diego Kuffer criam suas séries a partir de intensa e minuciosa pesquisa que intenciona aproximar, na representação fotográfica, conceitos e referências de diversas fontes como a literatura e o cinema. O hibridismo de linguagens, afinal, é um dos territórios poéticos desta geração.

Os céus de Julia Kater ganham simbolismos metafísicos ao transbordar inesperadamente pela arquitetura, pelos livros, pelo mundo. Suas colagens, que revisitam o surrealismo, ganham em obras mais recentes uma expressão minimalista e precisa quando um traço convulsiona a platitude da superfície fotográfica.

Diego Kuffer, por sua vez, partiu para uma empreitada audaciosa: represar em sua fotografia não um instante, mas o fluxo temporal contido em 36 imagens da mesma cena que agora parecem digladiar no quadro. Cinema estático ou fotografia em movimento? Dobradiça visa unir reflexões e poéticas revelando pontos de contato, porém, mantendo a integridade dos corpos.

Eder Chiodetto

convite_dobradica_1_web

sobre_artistastexto_curador

GALERIA DE IMAGENS

PLANTAS